domingo, 11 de setembro de 2011




A Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti promove o 
“Simpósio Redução de Danos e os desafios frente às Políticas Públicas”

Será realizado em Salvador, o Simpósio Redução de Danos e os desafios frente às Políticas Públicas, nos dias 06 e 07 de outubro, promovido pela Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC), no auditório do Centro de Recursos Humanos (CRH) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, localizado na Estrada de São Lázaro, 197, na Federação.

A primeira parte do Simpósio contará com duas mesas-redondas formadas por professores e especialistas que debaterão o tema “Redução de Danos”, no dia 06 de outubro das 9 às 12:30 horas. Ainda no primeiro dia, no turno vespertino (das 14 às 17:30 horas), ocorrerá a segunda parte do Simpósio, com o tema “Legislação e Políticas Públicas sobre drogas”, dividido em duas mesas-redondas ministradas por professores e pesquisadores das áreas específicas. O Mini-curso “Redução de Danos como prática de Educação Popular: reinventando o método Paulo Freire”, no dia 07 de outubro, das 9 às 12 horas, será coordenado por redutores da ARD-FC, e colocará em pauta o trabalho do redutor de danos como uma prática da educação popular. À tarde ocorrerá o Cine-debate “Redução de Danos pelo mundo”, das 14 às 16:30 horas.

Para encerrar uma Cultural, com apresentação teatral, entrega de insumos (com a equipe de redutores de danos ARD-FC) e exposição de folders, pôsteres e banners, no dia 07 de outubro, a partir das 17 horas.
O objetivo do Simpósio é contribuir na construção de um saber que possibilite aos estudantes, uma leitura mais crítica da problemática que envolve o consumo e tratamento de usuários de substâncias psicoativas, repensando e reconstruindo formas de garantir o respeito ao usuário e aos seus direitos enquanto cidadãos, a partir da oferta de elementos para a reflexão e a crítica sobre os assuntos selecionados, quais sejam: “Droga – uma questão de saúde pública”, “Redução de Enganos: política sobre drogas e Redução de Danos”, “Desafios para uma assistência qualificada e integral”, “Relatos do campo”, “Drogas e cultura: a relação do uso e o contexto social”, “Direitos Humanos, Juventude e Criminalização”, “O antiproibicionismo em questão: política proibicionista e seus impasses” e “Atualizações sobre a legislação”.

Inscrições - As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas, 100 para as palestras e cine-debate e 30 vagas para o mini-curso. Para se inscrever, envie e-mail para ardsimposio@gmail.com com seu nome completo, instituição, curso e o interesse em participar das palestras e/ou do mini-curso. Informamos que o simpósio tem carga horária de 10 horas para palestras e cine-debate e 3 horas para mini-curso, com emissão de certificado para as duas categorias de atividades, para aqueles que freqüentarem 75% da carga horária total.
Ficaremos muito honrados em poder contar com a sua presença neste evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário